Weby shortcut
Assinatura oficial da Incubadora Social UFG

  • mosaico assinado incubs
  • ilustracao - incubs.psd
  • Revista catadorse de notícias - .png

Notícias

Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
30-10-19-Fala-Dr-Juliano-de-Barros--041
MP-GO participa de encontro que estimula o empreendedorismo entre cooperativas de reciclagem
Em 04/11/2019 às 11:39

O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo participou, nesta quarta-feira (30/10), do 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas da Região Metropolitana de Goiânia. Essa é a primeira ação de uma nova iniciativa de impacto socioambiental. O projeto pretende atuar na profissionalização, qualificação e fortalecimento do setor, voltado para a reciclagem de resíduos.

O evento foi realizado pelo Sistema Organização das Cooperativas do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (OCB/ Sescoop-GO), em conjunto com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma). O projeto atinge, inicialmente, a Grande Goiânia, mas posteriormente, a ideia será estendida às cidades do interior.

Na abertura, o presidente do sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, falou sobre a importância da profissionalização, qualificação e o fortalecimento do setor, numa perspectiva de melhorar as condições de negócios e trabalho nas cooperativas e de fomentar a preservação ambiental.

Em sua fala, o promotor de Justiça Juliano de Barros destacou a importância do evento para os trabalhadores que lidam com materiais recicláveis, os quais, diz ele, “prestam um relevante serviço ao meio ambiente ao coletarem materiais que poderiam ser descartados em áreas públicas causando prejuízos”.

Segundo o promotor, esse é um momento histórico para os catadores. “Esse reconhecimento é importante porque os catadores estão prestando um serviço para a comunidade, não estão fazendo favor. Precisam ser reconhecidos”, destacou.

Entre os palestrantes esteve também o empreendedor social Tião Santos, que protagonizou o documentário “Lixo Extraordinário”, de autoria do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar.

O evento contou também com a participação de representantes das prefeituras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, Senai e Sebrae, para discutir o tema, junto com o Sistema OCB/Sescoop-GO e a Agência de Meio Ambiente.